MAM: 11 Avenue du Président Wilson, Paris 16, este é o endereço que você não poderá deixar de passar, se for a Paris entre novembro e fevereiro de 2015, o motivo sem dúvidas não seria o melhor. Lá irá ser exposto uma longa retrospectiva das obras da artista Sonia Delaunay (1885-1979).
A artista começou a chamar a atenção em 1925, onde sua vitrine na exposição Exposition Internationale des Artes, realizada em Paris, chamou a atenção de todos, incluindo as das maiores maisons da moda francesa - dentre elas Lavin, Paul Poiret -, dando inicio a uma carreira incrível em que Sonia seria lembrada como umas das primeiras artistas a trazer o combo arte+moda, e literalmente se tornou um sucesso instantâneo.
A vitrine de Sonia não trazia manequins e era dedicada a mulheres modernas, que aderiam a roupas alegres, com estampas abstratas e corres vibrantes. Para Sonia, que posicionou suas peças em muretas, o mais importante é que ela sempre encarava suas roupas e mantos, como pinturas e guichês feitos em tela.
Sonia inaugurou em 1917 sua primeira loja, a Casa Sonia, que era dedicada a objetos e roupas de Madri.
Já em 1921 ela fundou a Maison Sonia, na qual ela recebia suas clientes no próprio apartamento em que ela e seu esposo viviam, no Boulevard Malesherbes, onde também organizava eventos artísticos com toda a vanguarda da época.
Porem pelo alto custo de suas produções, suas roupas deixaram de serem produzidas na década de 30, e, mesmo que as produções continuassem, seu nome infelizmente foi decaindo e gradualmente esquecido.
E é ai que o entra MAM entra, para trazer a história de Sonia de volta, com um coquetel de cores e estampas vibrantes, e nos fazer relembrar da arte criada por Sonia.
"Até pouco tempo atrás existia uma barreira forte entre as belas-artes e as artes decorativas. Delaunay foi uma das primeiras a comprarem essa briga", contou Cécile Godefroy, curadora da exposição, que será realizada em Paris.
A partir deste mês, o MAM, em Paris irá realizar uma longa retrospectiva da obra, arte e história de Sonia, e ficará no local até 22 de fevereiro.






Nenhum comentário:
Postar um comentário